Naturix

A importância do gerenciamento de resíduos para a natureza

Existem milhares de resíduos que demoram bastante tempo para que a natureza os absorva totalmente. Por isso é de extrema importância o gerenciamento correto dos resíduos, com coleta, transporte, destinação e reciclagem. Assim, não existe o acúmulo de resíduos na natureza fazendo bem para nosso meio ambiente.

Você sabe o tempo de decomposição de materiais que são comumente descartados por ai?

Mas qual a diferença entre resíduo e lixo?

Resíduo pode ser considerado qualquer material que sobra após uma ação ou processo produtivo. Parte dos resíduos gerados nas diversas atividades industriais, por exemplo, ainda possui valor comercial, se for gerenciado adequadamente. Por isso, a Naturix adota uma postura e encara o resíduo como uma matéria-prima potencial. Só depois de esgotar as possibilidades de utilizar o resíduo de uma atividade para outra atividade é que podemos classificar esse material como lixo.

Tipos de resíduos:

  • Resíduos Perigosos: apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiente, exigindo tratamento e disposição especiais por serem inflamáveis, corrosivos, reativos, tóxicos e causarem doenças. Clique aqui e leia mais sobre o cuidado que se deve ter com esses resíduos.
  • Resíduos não-inertes: não apresentam periculosidade, mas podem ser combustíveis, biodegradáveis ou solúveis em água. Basicamente, resíduos domésticos.
  • Resíduos inertes: são aqueles que, ao serem colocados em contato com água potável, não a contaminam. Estes resíduos não se degradam ou não se decompõem quando dispostos no solo. Entulhos de demolição, pedras e areias de escavações são alguns exemplos.

Os lixos eletrônicos

O descarte de equipamentos eletrônicos como smartphones, celulares, baterias, computadores e câmeras fotográficas deve ser feito em locais apropriados, pois existem substâncias químicas extremamente perigosas ao meio ambiente, tais como mercúrio, chumbo e outros. Há empresas que fazem esse tipo de serviço.

Um ato irresponsável dura segundos. A consequência dele pode durar séculos.

O volume de lixo produzido no mundo aumentou três vezes mais do que a população nos últimos 30 anos. Só no Brasil, cada um de nós é responsável pela produção de um quilo de lixo por dia. Somando tudo, são mais de 125 mil toneladas de resíduos descartados diariamente. Sem receber gerenciamento adequado, esses restos contaminam o solo, a água e disseminam doenças.

A média de consumo hoje, contando ricos e pobres, chega a 2,3 hectares por habitante – um excesso de 20% em relação ao que o planeta consegue suportar sem ver exauridos seus recursos. Se somente os habitantes da Índia e da China consumissem hoje como os americanos, esse excesso seria de 250%.

Esta visão de insustentabilidade considera os atuais padrões de consumo e as tecnologias de produção e de gerenciamento de resíduos. Para superarmos esse desafio, será necessário não apenas uma evolução tecnológica, mas também – principalmente – uma profunda revisão nos padrões de consumo que almejamos. Um padrão que só será possível com um consumo consciente dos seus impactos sobre a sociedade e meio ambiente, um consumo consciente das limitações do planeta.

Evitar tudo isso só depende de nós!

Conte com a Naturix para o gerenciamento de resíduos. Juntos podemos fazer mais pelo nosso planeta.

Fonte: Eurofarma

Deixe uma resposta

Fechar Menu